A energia solar tem sido a matriz energética adotada por pessoas e empresas que desejam reduzir os custos de suas contas em até 95%, gerar energia de forma autossuficiente e reduzir as emissões de CO2 investindo em uma fonte renovável e sustentável.

No entanto, como ela precisa dos raios do sol para gerar eletricidade, algumas pessoas ficam em dúvida se a instalação dos painéis solares só pode ser feita nos telhados, pois alguns dispõem de pouca disponibilidade para comportar as placas fotovoltaicas.

A boa notícia é que, sim, é possível investir no sistema e aproveitar todos os seus benefícios, mesmo com a falta de espaço para instalar energia solar. Quer saber como? A Ourolux Solar te explica todas as alternativas!

Como instalar painéis de energia solar em locais com pouco espaço disponível?

Geralmente os painéis solares são instalados nos telhados para que tenham um melhor aproveitamento da luminosidade do dia, já que a maior incidência de radiação constante é neste local.

Mas caso isso não seja possível e para que todas as pessoas tenham acesso à autonomia energética que os sistemas solares proporcionam, alguns modelos de instalação foram desenvolvidos para adaptar a demanda por energia solar, em locais com espaço reduzido. Dentre eles podemos citar:

  • Painéis solares nas paredes

As paredes externas que são constantemente expostas ao sol são boas alternativas para aproveitar os espaços dos edifícios. Mas vale ressaltar que a instalação nas paredes pode exigir suportes adicionais para garantir que os equipamentos permaneçam estáveis e seguros.

  • Painéis solares no chão ou em estruturas elevadas

O espaço do solo de um terreno, quintal, laje, cobertura ou qualquer outro, pode ser aproveitado. Também é possível implementar em estruturas de aço e treliças ao ar livre.

Basta atentar-se às posições das placas, já que a posição do sol se altera ao longo do dia.

  • Sistemas integrados às construções

Os avanços na área de construção civil permitiram que os empreendimentos mais atuais e sustentáveis incluíssem a energia solar em seus projetos. Ao invés de adicionar os painéis no final, eles já são incorporados em jardins, estacionamentos, paredes ou telhados.

  • Energia solar compartilhada

Nesta modalidade compartilhada há mais de um beneficiário, e geralmente um grupo de empresas ou de condomínios investem em um sistema solar para a distribuição igualitária de todo o potencial energético gerado. 

  • Usina solar remota

Caso não seja possível implementar o sistema em nenhum lugar, é possível utilizar a energia produzida em outro local, independentemente da distância. Isso funciona quando a eletricidade é produzida em uma sede e distribuída entre suas filiais, dentro da mesma área da distribuidora da região.

Invista em produtos de qualidade e na empresa de sua confiança

Por fim, para garantir uma boa eficiência energética do seu sistema solar, é primordial que você priorize a qualidade dos produtos para a baixa manutenção e a durabilidade dos painéis.

A Ourolux Solar possui uma linha completa para o seu sistema fotovoltaico, com módulos, string box, inversores, geradores, quadros e muito mais.

Acesse nosso site e confira nosso mix de produtos!