O mercado de energia solar não para de se desenvolver e apresentar novas tecnologias para abastecer inúmeros setores. Desta vez, a novidade fica por conta do painel fotovoltaico sem vidro, uma solução versátil, durável e com proposta diferente dos modelos tradicionais. 

Neste artigo, você irá conhecer tudo sobre essa tecnologia e os diferenciais do nosso novo painel solar. Por isso, continue a leitura para saber mais detalhes. 

O que é um painel fotovoltaico sem vidro?

Os módulos tradicionais já fazem parte da indústria solar há mais de 15 anos e estão cada vez mais conhecidos. Com o aumento da procura por soluções de energias sustentáveis, esse setor não para de se desenvolver e trazer novas soluções. 

Sendo assim, os painéis fotovoltaicos flexíveis, como são chamados, são uma nova categoria para a distribuição de energia. Ainda em fase inicial de aplicação, essa novidade promete repaginar o setor por conta de sua flexibilidade e abrangência. 

Como funciona essa tecnologia?

O novo modelo de painel é fabricado através de uma tecnologia chamada de fotovoltaico orgânico (OPV). Ao invés do vidro, material clássico no setor, as células são impressas em filme plástico, compostas por uma tinta à base de carbono. 

Essa composição permite a captação de luz solar, como qualquer painel fotovoltaico, para que a mesma seja transformada em energia. 

O painel fotovoltaico sem vidro recebe, ao todo, cinco camadas de tinta por meio de máquinas similares às prensas tipográficas. As camadas são divididas dessa forma:

  • Duas camadas são intermediárias para desenvolver os elétrons;
  • Uma terceira camada é impressa por cima para transporte das cargas positivas;
  • Já a quarta é alocada na porção inferior do painel para a condução das cargas negativas;
  • Por fim, o painel recebe uma quinta camada que serve como um terminal metálico.

A tecnologia traz uma nova proposta ao setor, com características que o distanciam dos painéis tradicionais. A seguir, conheça alguns diferenciais desse lançamento.

Diferenciais do painel fotovoltaico sem vidro

Por ser uma novidade, todos querem saber sobre essa nova tecnologia e o que ela pode oferecer de diferente. O fato de não ter vidro em sua composição torna o modelo flexível, leve e até mesmo portátil, diferente do painel tradicional. 

Confira abaixo todos os diferenciais e benefícios que o painel solar flexível oferece: 

Tecnologia ultraleve 

Essa inovação é a primeira do mundo a não trazer vidro em sua composição. A tecnologia combina células de silício cristalino que é extremamente leve, um dos fatores que o torna flexível. 

O painel apresenta a mesma robustez dos painéis tradicionais, porém, diferente do vidro, se assemelha a uma “pele solar”. Isso porque ele é 70% mais leve e até 95% mais fino que os modelos convencionais.

Flexibilidade

O FlexLight, nosso modelo de painel sem vidro, não requer perfurações ou um equipamento para montagem. Esse diferencial reduz o tempo de instalação em até 40%, um ponto importante para os projetos. 

A tecnologia do painel fotovoltaico sem vidro é considerada portátil pelo fato de ser uma opção ultraleve. Deste modo, seu transporte é facilitado, diferente do que acontece com os modelos tradicionais.

O transporte pode ser feito a granel, permitindo levar até 60% mais kW por palete.

Alta durabilidade

Nosso modelo de painel flexível é o primeiro módulo a passar nos testes de durabilidade e segurança. Isso inclui os testes IEC 61215:2016, IEC 61730:2016 e UL1703 dos Estados Unidos. 

O primeiro confirma a capacidade do painel fotovoltaico sem vidro suportar a exposição prolongada em climas adversos. Além disso, o módulo teve avaliações positivas em questão de qualidade, passando por mais de 3 mil horas de calor úmido, exposição UV, PID e outros testes. 

Versatilidade do painel fotovoltaico sem vidro

Por ser um item leve, uma de suas principais características é a versatilidade que torna o FlexLight uma opção portátil. A ausência do vidro permite que os projetos sejam pensados de inúmeras maneiras, já que não possuem a rigidez do material tradicional.

Essa inovação traz uma nova proposta para o mercado de energia solar. O painel solar sem vidro pode ser dobrado, enrolado e manipulado com maior facilidade comparado ao vidro. 

Por conta disso, a proposta é que atendam a setores e mercados que os módulos de vidro não são capazes de atender. Desde telhados leves a veículos e energia fora da rede de distribuição. 

Conheça mais sobre o FlexLight, o nosso painel fotovoltaico sem vidro. Todas as informações estão disponíveis neste link