O painel solar, também conhecido como placa solar fotovoltaica, é um equipamento essencial para a captação e conversão dos raios solares em energia fotovoltaica, mas, você sabe como é fabricado um painel solar?

Quem lida com esse tipo de equipamento precisa ter esse conhecimento, afinal, isso auxilia no entendimento de como o sistema funciona, de que forma a sua manutenção acontece, e como a geração solar acontece na prática.

Pensando nisso, para que você entenda como é fabricado um painel solar, continue neste conteúdo e aproveite o aprendizado!

 

Quais as matérias-primas e equipamentos utilizados na fabricação do painel solar?

Antes de falarmos como um painel solar é fabricado, é essencial conhecer todos os materiais necessários nessa produção. Confira a seguir quais são eles.

  • Células fotovoltaicas: trata-se de uma fatia de cristal silício ultra-puro, responsável por converter a energia solar em energia elétrica. Essas células são muito finas, e exigem um manuseio cuidadoso.
  • Vidro fotovoltaico: também conhecido como vidro especial, por ser um tipo de vidro com baixo teor de ferro, temperado e revestido com uma substância antirreflexiva, permitindo que mais luz passe através dele.
  • Filme encapsulante para o painel solar - EVA: a fim de evitar o envelhecimento causado pela luz solar, o painel solar recebe uma camada de película encapsulante EVA.
  • Backsheet: o fundo protetor, também chamado de backsheet, é um filme branco, aplicado na parte de trás do painel solar, que é utilizado no intuito de proteger os componentes internos do painel.
  • Caixa de junção: essa caixa é responsável por manter a segurança e o bom desempenho do painel solar. Esse material é aplicado como um adesivo especial, e também ajuda a aumentar a durabilidade do equipamento.
  • Molduras do painel solar de alumínio anodizado: utilizada para proteger a integridade do painel solar.

 

Passo a passo da fabricação de um painel solar

Para que um painel solar realize sua função com qualidade, segurança e promova a economia desejada, é fundamental que o mesmo seja produzido seguindo um passo a passo. Entenda esse processo a seguir.

#1 - Limpeza do vidro e interconexão das células fotovoltaicas

É essencial que o vidro utilizado no painel solar não tenha nenhum tipo de sujeira, gordura de dedos, ou qualquer resíduo que atrapalhe ou prejudique o encapsulante. Por isso, para que o vidro não crie bolhas ou sofra o descolamento, é ideal que se use uma máquina específica com um processo de osmose reversa.

#2 - Interconexão das células fotovoltaicas

Nesse processo é utilizada uma máquina de solda especial, que interconecta as células por fios condutores feitos de cobre ou alumínio.

#3 - Sistema de montagem da matriz de células - layup

A fase seguinte é o processo de coletar as séries de células fotovoltaicas interconectadas, e então posicioná-las sobre o vidro e o EVA. Idealmente, essa fase do processo também deve ser realizada por uma máquina, evitando assim a quebra dos componentes.

#4 - Interconexão manual

Nessa etapa, as strings de células são soldadas, criando uma ligação elétrica entre elas. Esse processo é realizado de maneira manual. 

Para não errar o posicionamento das folhas: a segunda folha de EVA deve ser colocada sobre a matriz de células, depois, deve-se colocar o backsheet sobre o EVA.

#5 - Laminação do painel solar

Nesse ponto, quatro painéis são colocados na máquina de laminação, e então o EVA derrete e se funde com todas as demais camadas, proporcionando a durabilidade necessária do painel solar. Após isso, é muito importante avaliar a necessidade de remover possíveis rebarbas das laterais do painel.

#6 - Instalação da caixa de junção

A caixa de junção é rapidamente fixada com algum selante, como silicone ou fita especial dupla-face. Caso a opção escolhida seja silicone, é importante que os painéis solares fiquem um tempo fora da linha de produção, para que a caixa de junção seque.

#7 Molduras de alumínio

Depois de instalar a caixa de junção, é o momento de instalar a moldura de alumínio, com uma prensa semi-automática ou automática. Como já dissemos, a moldura de alumínio é essencial, pois protege o vidro do painel solar.

#8 Teste e inspeção

O último passo da produção do painel solar é a fase de testes, onde a qualidade do mesmo é testada em duas fases, que avaliam a segurança e a durabilidade do painel.

No teste Flash Test, é realizada uma simulação, a fim de verificar a eficiência, tensão e corrente do painel solar. Já no Teste de Eletroluminescência é realizado um raio X, que verifica se o painel apresenta microfissura ou células incompatíveis.

Esses testes são essenciais para que bons fabricantes consigam atestar a real qualidade e eficiência dos seus painéis solares.

Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre como um painel solar é fabricado, entre em contato com a gente. Aqui na Ourolux Solar nós temos os melhores sistemas fotovoltaicos do mercado.