O ano está quase acabando e está na hora de conhecer as principais tendências de energia solar para 2024. Essa é uma das fontes mais promissoras no mundo, apresentando amplo crescimento ao longo do anos. 

Sendo assim, é de se esperar que o recurso se desenvolva ainda mais no próximo ano e traga novidades expressivas aos consumidores. 

Por isso, confira a seguir quais são as novidades e principais tendências do setor para 2024. Continue a leitura. 

Futuro da energia solar no Brasil

De acordo com a ABSOLAR, é previsto um faturamento de cerca de R$100 bilhões de energia solar até 2030 no país. Isso faz parte do acordo de Paris, do qual o Brasil faz parte e objetiva diminuir o aquecimento global.

Deste modo, o país tem como meta diminuir até 3% da emissão de gás carbônico no mundo. Então, o incentivo ao uso de fontes renováveis e limpas de energia, é uma das vertentes para alcançar essa meta. 

Até 2025, será necessário diminuir a emissão em 37% e 43% até 2030. Hoje, os painéis solares são a tecnologia de conversão energética com melhor proposta para alcançar esses objetivos. 

Principais tendências de energia solar em 2024

Ao entender como a energia solar figura no cenário brasileiro, agora podemos entender como ela fará parte do cotidiano do consumidor no próximo ano. Listamos as principais tendências de 2024 para o setor, confira a seguir: 

1) Aumento da capacidade de armazenamento 

À medida que as tecnologias de armazenamento estão melhorando, os sistemas fotovoltaicos vão ficando mais eficientes em captar e armazenar energia. Com o armazenamento, é possível ter mais eficiência energética à noite ou em dias nublados, por exemplo. 

A capacidade de armazenamento com bateria está sendo ampliada há algum tempo. A BloombergNEF estima que 1.400 GWh em novos projetos serão implementados até 2030, no Brasil e no mundo. Isso representa mais de 40x o que foi instalado em 2022

2) Crescimento do mercado residencial entre as tendências de energia solar para 2024

O ambiente residencial também está entre as tendências para 2024 e com objetivos bastante positivos. Cada vez mais imóveis estão dando chances para os sistemas solares, seja pela economia gerada ou pela valorização do patrimônio. 

Não é à toa que o governo tem proporcionado incentivos financeiros para que a energia solar faça parte de mais residenciais. Em parceria com empresas, o incentivo visa tornar o acesso a esse recurso mais fácil ao consumidor. 

< Leia também: Financiamento de energia solar: entenda como funciona. />

3) Expansão para empresas e indústrias

É claro que as empresas e indústrias também estão entre as principais tendências de energia solar para 2024. O setor está olhando com bons olhos para essa fonte de energia e a adotado cada vez mais em sua rotina de trabalho. 

Inserir a energia solar nas atividades traz uma série de vantagem para inúmeros setores, como a redução de custos operacionais, por exemplo. 

Além disso, a preocupação com a emissão de carbono e práticas mais sustentáveis torna o uso da energia ainda mais representativo para as corporações. 

Por que oferecer a energia solar em 2024?

O próximo ano pode ser o momento ideal para que a energia solar faça parte da rotina dos seus clientes. Uma opção sustentável que pode gerar ampla economia para residências, comércios e indústrias. 

Com os incentivos governamentais, o consumidor tem facilidade para comprar equipamentos que contribuem na produção de energia fotovoltaica. Desde 2015, há uma liminar que isenta o ICMS na compra desses equipamentos. 

Por isso, se você é integrador, não deixe de investir em energia solar. Estamos aqui para te dar todo o suporte no seu negócio, clique aqui para saber mais.