Se você lida com sistemas fotovoltaicos, muito provavelmente já deve ter se perguntado qual a melhor maneira de manter a segurança durante a instalação de painéis solares. Isso porque, esse tipo de equipamento pode oferecer riscos, e é imprescindível conhecer as medidas de segurança para realizar a instalação de painéis solares. 

Neste texto, vamos discutir as principais medidas para garantir a segurança na instalação de painéis solares, incluindo a contratação de profissionais qualificados, o uso de equipamentos de proteção individual, a avaliação do telhado, a observância das instruções do fabricante e das normas de segurança, além do teste do sistema após a instalação.

Aproveite o conteúdo e anote todas as dicas pertinentes para o seu dia a dia.

 

O que diz a lei sobre a segurança na instalação de painéis solares?

A instalação de painéis solares é regulamentada por leis e normas específicas que visam garantir a segurança dos trabalhadores e a qualidade do serviço prestado.

A principal norma que regulamenta a instalação de painéis solares é a NR 35 - Trabalho em Altura, que estabelece as diretrizes para a realização de trabalhos em altura, como a instalação de painéis solares em telhados e estruturas elevadas.

Além disso, a NR 10 - Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade é aplicável à instalação de painéis solares e estabelece as diretrizes para a segurança em trabalhos com eletricidade, como a instalação de sistemas fotovoltaicos.

Também existem leis e regulamentações específicas em cada estado e município que devem ser observadas durante a instalação de painéis solares. Por isso, é importante que os profissionais envolvidos na instalação de painéis solares estejam atualizados sobre as normas e regulamentações aplicáveis à atividade, a fim de garantir a segurança dos trabalhadores e a qualidade do serviço prestado.

Leia também: Você sabe como é fabricado um painel solar? Aprenda o passo a passo!

 

Principais medidas para garantir a segurança na instalação de painéis solares

A instalação de painéis solares é uma excelente opção para quem deseja gerar energia renovável em sua residência ou empresa. No entanto, é importante tomar medidas de segurança para garantir que a instalação seja feita corretamente e sem riscos. 

Aqui estão algumas dicas importantes para manter a segurança na instalação de painéis solares:

 

Contrate um profissional qualificado

A instalação de painéis solares requer conhecimentos técnicos e habilidades especializadas. Por isso, é fundamental contratar um profissional qualificado e experiente para fazer o trabalho. Certifique-se de que a pessoa ou empresa escolhida tenha as certificações e treinamentos necessários para realizar a instalação com segurança.

 

Use equipamentos de proteção individual (EPIs)

É importante que o profissional e a equipe de instalação usem EPIs, como luvas, óculos de proteção, capacete e sapatos de segurança, para prevenir acidentes e lesões.

 

Faça uma avaliação do telhado

Antes de instalar os painéis solares, é importante avaliar a condição do telhado para garantir que ele esteja em boas condições. Certifique-se de que não há vazamentos ou problemas estruturais que possam comprometer a segurança da instalação.

 

Siga as instruções do fabricante

É fundamental seguir as instruções do fabricante dos painéis solares e do inversor, bem como as normas de segurança estabelecidas pelo governo e pelas autoridades locais. Verifique se todos os componentes do sistema estão em conformidade com as normas de segurança e funcionam adequadamente.

 

Desligue a energia elétrica

Antes de iniciar a instalação dos painéis solares, desligue a energia elétrica do local para evitar choques elétricos. É importante que a equipe de instalação esteja ciente dos procedimentos de segurança para lidar com a eletricidade.

 

Mantenha as áreas de trabalho limpas e organizadas

Manter as áreas de trabalho limpas e organizadas é fundamental para prevenir acidentes e lesões. Certifique-se de que todas as ferramentas e materiais sejam armazenados em locais adequados e que o espaço de trabalho esteja livre de obstáculos e perigos.

 

Teste o sistema

Após a instalação dos painéis solares, é importante testar o sistema para garantir que tudo esteja funcionando corretamente. Certifique-se de que todas as conexões estejam seguras e que o sistema esteja conectado adequadamente à rede elétrica.

Seguindo essas dicas, você pode garantir a segurança na instalação de painéis solares em sua residência ou empresa. Não se esqueça de que a segurança deve ser a prioridade em qualquer projeto de instalação de energia solar.

 

Dica extra: Quer oferecer painéis solares de qualidade para os seus clientes, e ter a segurança de contar com produtos da Marca Líder? Acesse nosso site e conheça os produtos fotovoltaicos que a Ourolux oferece. Clique aqui!