Cada espaço de uma residência ou espaço comercial é planejado para uma necessidade. E para que essa demanda seja atendida, precisamos pensar em quando usar a luz branca ou amarela. 

As luzes não são escolhidas apenas por preferências pessoais. Além de iluminar o ambiente, elas possuem funções, como nos deixar mais confortáveis, concentrados ou calmos. 

Pensando nisso, vamos te mostrar neste artigo como a luz branca pode fazer parte do seu dia a dia e em que situações ela é necessária. Continue a leitura para saber mais. 

Entenda a temperatura de cor 

Esse é um conceito de origem física, usado para descrever se a emissão de luz nas lâmpadas e luminárias são quentes ou frias. Existe uma escala de temperatura de cor em Kelvin com variação de 1.500K até 10.000K. 

Nessa escala, quanto mais próxima de 1.500K a temperatura, mais quente ou amarelada é a tonalidade da lâmpada. Sendo assim, se a temperatura da luz aumenta, ela passa a ser fria e azulada.

Luz branca vs luz amarela

A temperatura de cor apresenta 3 padrões: branca, amarela e neutra. Se você tem dúvidas de quando usar a luz branca, provavelmente, é porque não entende a diferença dela para a amarela. 

Em geral, a primeira traz mais visibilidade para o ambiente, enquanto a outra causa a sensação de descanso para os olhos. Por esses fatores, cada uma delas é usada para finalidades diferentes em um ambiente. 

No caso, a luz amarela gera maior conforto e aconchego aos ambientes, sendo uma alternativa para iluminar salas de estar, jantar ou quartos. Já a luz branca, você entende quando e por que usar no próximo tópico. 

< Leia também: Qual a diferença entre luz quente e luz fria?/>

Por que e quando usar a luz branca?

Se a luz amarela traz tranquilidade e conforto, pela lógica, a branca deve passar a sensação contrária. Por garantir mais visibilidade ao ambiente, essa luz nos deixa mais atentos e concentrados. 

Como é uma luz estimulante, a recomendação é ser usada em ambientes em que precisamos de foco. Na lista estão áreas de trabalho e que exigem maior concentração, como:

  • Escritórios;
  • Home offices;
  • Consultórios;
  • Cozinhas;
  • E salas de estudo.

São locais onde, normalmente, estamos executando alguma atividade e precisamos ter mais visibilidade do espaço e tudo que está presente nele. 

Para entender de fato quando usar a luz branca no seu dia a dia, pense na seguinte situação: 

Você é dentista e precisa estar totalmente atento durante um atendimento. Se o consultório tiver uma luz amarelada, a tendência é que os olhos fiquem relaxados, pois essa é a proposta da iluminação. Com isso, você pode não ver algum detalhe importante na boca do paciente ou até perder a concentração durante um procedimento.

E se o ambiente for planejado para diferentes necessidades?

Em um mesmo espaço podem ser realizadas diversas atividades. Um quarto, por exemplo, pode ser usado como escritório, sala de estudos e, claro, para descanso. 

Nem sempre uma casa tem cômodos suficientes para cada um ter apenas uma função. Sendo assim, em alguns projetos é necessário mesclar a temperatura das luzes e ter um meio-termo, como a luz neutra. Mas ter controle e poder escolher quando usar cada uma das cores, é bem mais prático e eficiente.

Por isso, apresentamos a você a Controled 3 Tons de Branco. Uma lâmpada inteligente que te coloca no controle, podendo escolher entre as tonalidades de branco: amarela, neutra ou fria. Clique neste link e veja como o produto pode fazer parte do seu dia a dia.