As usinas de energia solar conquistaram o protagonismo como produtoras da principal matriz energética limpa e renovável. Também chamadas de parques solares ou de complexos solares, elas atuam como pontos de captação e produção de eletricidade oriunda da radiação solar.
Por meio de milhares de placas fotovoltaicas aliadas a outras tecnologias, elas recebem a luz do sol, transformando-a em energia e distribuindo nos centros urbanos pelos sistemas de transmissão.
Mas não é tão simples assim. Entenda como funciona toda a dinâmica por trás de uma usina de energia solar e amplie seus conhecimentos sobre o potencial do setor energético nacional!
O que é uma usina de energia solar?
Aprofundando o que foi explicado, a usina de energia solar é um grande centro gerador deste tipo de energia. Sobre o qual, os painéis solares captam e convertem a radiação em eletricidade.
Elas são construídas em áreas planas, para minimizar os desvios de geração e garantir a operação dos sistemas. Os painéis podem ser fixos ou apresentar a estrutura de trackers, que se deslocam para acompanhar a luz do sol durante o dia.
No Brasil, toda a energia solar captada é injetada e distribuída por meio do Sistema Interligado Nacional (SIN), para todas as regiões do país. Em 2023, alcançamos o recorde de expansão de energia solar, com acréscimo de 3 Gigawatts à matriz energética brasileira, segundo o Ministério de Minas e Energia.
Com isso, atingimos o maior incremento da capacidade de geração solar centralizada da história no Brasil, entre janeiro e setembro de 2023. Atualmente, para ser considerada uma grande usina é preciso ter instalações fotovoltaicas acima de 75 kW de potência instalada.
Os tipos de usinas solares do Brasil
Existem dois tipos de complexos solares que se diferem pelos processos de conversão de energia. São eles:
- Usinas termossolares: a luz solar é concentrada em um grande reservatório de água com espelhos côncavos. A luz incide sobre eles e é refletida em um único ponto de captação.
- Usinas fotovoltaicas: um material exposto à radiação luminosa gera energia por meio do efeito fotovoltaico. Esse tipo de complexo é composto por muitas placas solares com células silício.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, o Brasil conta com 18 mil usinas solares instaladas, com capacidade produtiva de 10,3 Gigawatts. As principais são: o Parque Solar Janaúba (1,2 GWp); Parque Solar São Gonçalo (864 MWp); Complexo Solar Futura (837 MWp); entre outras.
Como funcionam os complexos solares?
As usinas solares operam da seguinte forma: os painéis produzem energia contínua e conduzem para um inversor solar para ser convertida em corrente elétrica alternada. A partir daí, ela é encaminhada pelas linhas de transmissão e distribuída pelo SIN.
Agora que você já sabe tudo sobre a produção em uma usina de energia solar, que tal aprimorar seus conhecimentos com os outros conteúdos do nosso blog? Clique aqui e entenda tudo sobre o universo da energia!