Sistemas fotovoltaicos representam uma solução viável e econômica para a produção de energia. Os módulos possuem diferentes características, como as opções monocristalino e policristalino, por exemplo.

Se você deseja entender como esses painéis funcionam e as vantagens de cada um deles, está no lugar certo. Acompanhe o texto para conhecer mais sobre os módulos e qual deles é o melhor para o seu projeto.

 

O que são painéis solares?

Antes de mais nada, é importante entender o que é e como funciona um painel solar. Sendo assim, esse equipamento tem a função de gerar eletricidade através da energia solar.

Os painéis são compostos por diversas células, o que permite captar o máximo de luz solar para convertê-la em eletricidade. Isso porque uma célula solar consegue produzir somente uma pequena quantidade de energia.

Mas, quando as células trabalham juntas, conseguem produzir energia suficiente para abastecer casas, comércios e indústrias. Por isso, essa geração é chamada de sistema fotovoltaico.

Para que o painel tenha uma eficiência energética, ele deve ficar exposto ao sol de maneira direta. Além disso, eles são compostos de silício, possuindo camadas positivas e negativas para criar um campo elétrico.

Agora que sabe disso, vamos conhecer mais sobre os módulos monocristalino e policristalino. Continue a leitura.

 

Módulos monocristalino e policristalino

Como vimos, os módulos têm como matéria-prima o silício que pode ser mono ou policristalino. Essas são as tecnologias mais utilizadas no mercado brasileiro de energia solar e possuem características distintas.

Primeiro, o módulo policristalino é uma opção de menor eficiência energética, além de ter um custo mais baixo. Essa é considerada uma opção viável para a maioria dos clientes justamente pelo seu valor mais acessível. Ele possui uma cor azul característica que o diferencia dos módulos monocristalinos.

Já os painéis monocristalinos são uma alternativa “premium”, apresentando um design elegante. Embora seja uma tecnologia antiga comparada ao policristalino, ele consegue ser bem mais eficiente.

Esse painel apresenta uma cor uniforme e mais escura, o que indica o silício de maior pureza.

 

Quais são as características de cada um?

Em comum, os painéis monocristalino e policristalino têm o silício como base e apresentam outras características que os distinguem.

Por exemplo, o módulo monocristalino recebe esse nome por ser confeccionado a partir de um bloco cristalino. Isso faz dele mais puro em silício, como já mencionamos. Já a outra tecnologia é fabricada a partir de células solares individuais e policristalinas. Além disso, o painel não é produzido a partir de um único bloco como o mono.

As cores dos painéis também são um ponto de diferenciação entre eles. O mono tem coloração em azul mais escuro e uniforme, enquanto o poli possui um azul característico.

 

Monocristalino ou policristalino, qual escolher?

O módulo ideal vai depender de diversos fatores, como o espaço disponível para instalação e os custos do projeto como um todo.

Neste caso, é interessante que você avalie alguns pontos antes de fazer essa escolha. Por exemplo, se você quer minimizar custos e possui uma grande área disponível, é melhor investir no módulo policristalino.

Mas se você tem um espaço pequeno para instalação, pode optar pelo monocristalino. A tecnologia produz células com maior eficiência, tendo uma boa produtividade até em dias nublados.

Para uma melhor escolha, o rendimento a longo prazo e a viabilidade do projeto é o que decidirá qual o painel ideal para você: monocristalino ou policristalino.

Depois de conhecer todas as características e vantagens, já sabe qual painel escolher. E nós estamos aqui para oferecer as melhores soluções de energia solar para o seu projeto. Clique aqui para conhecer nossos produtos e tecnologias!