Você sabe o que são lúmens e watts? Esses são dois termos importantes na hora de escolher uma lâmpada para sua casa ou escritório. Neste post, vamos explicar o que eles significam e como você pode usar essas informações para fazer a melhor escolha.

O que são lúmens?

Lúmens é o nome que se dá para a medida da quantidade de luz que uma lâmpada emite. Quanto mais lúmens, mais brilhante é a lâmpada. Por exemplo, uma lâmpada de 800 lúmens é mais brilhante do que uma de 400 lúmens.

O que são watts?

Watts é a unidade de medida da potência elétrica que uma lâmpada consome. Quanto mais watts, mais energia a lâmpada gasta. Por exemplo, uma lâmpada de 60 watts consome mais energia do que uma de 40 watts.

<Leia também: Escala de temperatura de luz: como funciona? />

Qual é a relação entre lúmens e watts?

Antigamente, as pessoas costumavam escolher as lâmpadas pelo número de watts, pois isso indicava o quanto elas brilhavam. Porém, com o surgimento das lâmpadas de LED, essa relação mudou. 

As lâmpadas de LED são mais eficientes e consomem menos energia do que as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, mas podem emitir a mesma quantidade de luz ou até mais.

Por isso, watts não é mais um bom indicador da luminosidade de uma lâmpada. Por outro lado, o número de lúmens sempre foi importante. Para saber a relação entre os tipos de lâmpada, você pode usar uma tabela de equivalência como esta:

Lâmpada incandescente

Lâmpada fluorescente

Lâmpada LED

40 watts 

10 watts 

6 watts 

60 watts

15 watts 

9 watts

75 watts 

20 watts

12 watts

100 watts

25 watts

18 watts 

 

Como você pode ver, uma lâmpada LED de 18 watts pode substituir uma lâmpada incandescente de 100 watts, pois ambas emitem cerca de 1600 lúmens. Assim, você economiza na conta de luz.

Como escolher a melhor lâmpada para o seu ambiente?

Além dos lúmens e dos watts, existem outros fatores que você deve considerar na hora de escolher uma lâmpada, como:

A temperatura da cor

É a tonalidade da luz, que pode ser mais quente (amarelada) ou mais fria (azulada). A temperatura da cor é medida em kelvins (K). Quanto maior o número, mais fria é a luz. 

Por exemplo, uma lâmpada de 2700 K tem uma luz azulada, enquanto uma de 6500 K tem uma luz branca. A temperatura da cor influencia no conforto visual e no clima do ambiente.

Em geral, as luzes mais quentes são mais aconchegantes e indicadas para salas de estar e quartos, enquanto as luzes mais frias são mais estimulantes e indicadas para cozinhas e escritórios.

O índice de reprodução de cores (IRC)

É a capacidade da lâmpada de reproduzir fielmente as cores dos objetos iluminados. O IRC varia de 0 a 100, sendo que quanto mais próximo de 100, melhor é a confiabilidade da cor. 

Um IRC baixo pode distorcer as cores. As lâmpadas LED costumam ter um IRC alto, acima de 80.

O ângulo de abertura

É o grau de dispersão da luz emitida pela lâmpada. Quanto maior o ângulo, mais ampla é a iluminação. 

Entenda: uma lâmpada com ângulo de 120 graus ilumina uma área maior do que uma com ângulo de 60 graus. 

O ângulo de abertura depende do tipo e do formato da lâmpada. As lâmpadas LED podem ter ângulos variados, desde os mais fechados (para iluminação direcionada) até os mais abertos (para iluminação geral).

Escolha lâmpadas da Ourolux, a Marca Líder em iluminação

Agora que você já sabe como escolher uma lâmpada pelo lúmens e watts, que tal conhecer as opções da Ourolux, a Marca Líder em iluminação? 

A Ourolux oferece lâmpadas de LED de alta qualidade, durabilidade e eficiência, com diferentes temperaturas de cor, IRC e ângulos de abertura. 

Além disso, temos uma linha completa de produtos para iluminação residencial, comercial e industrial, com soluções para todos os tipos de ambientes e necessidades. Acesse o site da Ourolux e confira!