A iluminação faz parte do dia a dia de todos, e ela pode vir naturalmente do sol, ou pode ser escolhida a dedo para criar ambientes mais aconchegantes e confortáveis, e gerar as mais diversas sensações, graças aos mais variados tipos de lâmpadas disponíveis no mercado.
Além disso, uma iluminação eficiente permite a renovação dos cômodos de casa e a criação de cenários impressionantes. No entanto, nem sempre é fácil saber qual lâmpada escolher, seja para iluminar um ambiente ou para garantir economia.
Para te ajudar a conhecer alguns dos principais tipos de lâmpada, reunimos aqui modelos que você precisa conhecer, cada uma delas possui características e funcionalidades diferentes. Aproveite para aprender um pouco sobre o universo da iluminação.
Conheça os 4 principais tipos de lâmpadas
1. Lâmpada incandescente
O primeiro tipo de lâmpada que vamos apresentar é a incandescente, o modelo de lâmpada mais antigo do mercado.
Em geral, esse modelo é utilizado para realçar acessórios decorativos, como quadros e plantas. Isso porque, como dito, sua luminosidade não é tão forte - seu efeito é amarelado e difuso. Nesse sentido, a lâmpada incandescente não é recomendada como luz principal.
Outras características fazem dela a menos utilizada:
- As lâmpadas incandescentes costumam ser de baixo custo.
- Fornecem uma luz agradável.
- Possui vida útil de aproximadamente 1.000 horas.
2. Lâmpada fluorescente
Em comparação ao modelo anterior, a lâmpada fluorescente é 80% mais econômica. Além disso, sua eficiência luminosa é muito maior, por isso pode ser utilizada na iluminação geral de casa.
Como são encontradas nas cores branca ou azulada, esse tipo de lâmpada é comumente usado em áreas externas, para ressaltar a beleza de jardins e fachadas, e garantir a segurança da família durante a noite.
Contudo, essa não é a melhor opção para quem preza pelo meio ambiente. Isso porque, como possui gases tóxicos capazes de causar danos a pessoas e à natureza, ela precisa ser descartada em locais especializados.
O modelo pode durar cerca de 416 dias.
3. Lâmpada halógena
A lâmpada halógena é encontrada nas mais variadas potências. O modelo dura 83 dias e reduz o consumo de energia em até 40%. Contudo, ela pode esquentar o ambiente, desvantagem para quem mora em locais quentes.
Ainda assim, ela pode ter luz amarelada, brilhante ou intensa, de acordo com as suas preferências. Esse charme faz com que ela seja usada em sancas de gesso, para destacar a decoração e arquitetura de casa.
4. Lâmpada LED
Versátil e flexível da lista, a lâmpada de LED é a queridinha quando o assunto é iluminação. O modelo é o mais moderno e econômico do mercado - tanto é que reduz em até 90% a conta de luz.
Ao todo, a vida útil da lâmpada gira em torno dos 625 dias, por isso, é a melhor em custo-benefício. O melhor é que seus 98% da sua composição pode ser reciclada, o que gera menos impactos ao meio ambiente.
Além disso, a lâmpada LED cai bem em todos os cômodos de casa, como luz geral, ou secundária, para destacar objetos da decoração.
Gostou das dicas? Aqui na Ourolux você encontra modelos incríveis para decorar a casa com muito mais economia e charme. Conheça nossos produtos e ilumine seu lar com qualidade.