Todos os dias, o ranking de potência instalada no Brasil é atualizado pelo Sistema de Informações de Geração da ANEEL (SIGA). Esses dados são coletados para entender como as usinas em operação e empreendimentos outorgados estão trabalhando.
Hoje, o Brasil ocupa a 5ª posição na matriz elétrica através da fonte solar, o que representa cerca de 1,7% de toda sua capacidade.
Há ainda muito espaço para crescer e ampliar o uso de energia solar no país, visto que é uma fonte limpa e renovável. Por enquanto, vamos falar sobre o ranking divulgado em maio pela ABSOLAR para conhecer os estados que lideram o uso desta fonte.
Continue a leitura para conhecer mais detalhes.
O que é a potência instalada?
Chamada de carga instalada, esse é um dado sobre a soma das potências nominais de equipamentos elétricos. Em outras palavras, trata-se de toda potência que seria consumida caso todos os aparelhos fossem ligados ao mesmo tempo.
A potência instalada é representada por quilowatts (kW). No caso de centrais elétricas, esse valor é utilizado para determinar o porte da instalação através da soma de ativas nominais em unidades geradoras.
Para a energia solar, essa potência diz respeito a soma da carga elétrica de painéis solares em geração distribuída para residências, negócios, indústrias e muito mais.
Capacidade instalada x energia gerada
Como você acabou de ver, a carga instalada é uma soma das potências de energia solar por todo o país. Ela se refere apenas a um tipo de fonte, no caso a fotovoltaica ou solar, como também conhecemos.
São esses dados, captados diariamente pela SIGA, que baseiam o ranking de potência instalada no Brasil. Com eles, é possível determinar a potência de energia solar instalada no país e traçar um panorama de seu crescimento para os próximos anos.
Já a energia gerada é o oposto desse dado, somando todas as fontes disponíveis quando ligada diretamente a um sistema de distribuição. Isso significa que a rede elétrica, eólica e outras opções são avaliadas em conjunto para entender a capacidade energética de um determinado local.
Estados no ranking de potência instalada no Brasil
Todos os anos, a ABSOLAR apresenta um ranking dos estados com potência instalada no país. Este ano, atingimos a marca de 32 gigawatts de carga instalada através da soma de usinas e sistemas de geração própria.
O dado equivale a 14,7% da capacidade da matriz elétrica no Brasil, de acordo com o estudo projetado pela ABSOLAR.
Atualmente, os estados 5 estados com maior geração distribuída são:
- São Paulo com um total de 13,6% de MW;
- Minas Gerais com um total de 13,3% de MW;
- Rio Grande do Sul com um total de 10,4% de MW;
- Paraná com um total de 9,6% de MW;
- E Mato Grosso com um total de 5,9% de MW.
Além do ranking de potência instalada no Brasil, o portal também apresenta dados relevantes sobre o crescimento da energia solar. A previsão é que o país invista cerca de R$ 2,2 trilhões até 2050, com a instalação de 540 GW renováveis.
Esses dados demonstram que a procura e instalação de painéis fotovoltaicos não para de crescer. O aumento ocorre, justamente, por ser uma fonte sustentável, além de um investimento a longo prazo para comércios, indústrias e residências.
Se você deseja aprender mais sobre energia solar e trazê-la para o seu dia a dia, não deixe de acessar o nosso blog e visualizar outros conteúdos como esse. É só clicar aqui.