Na hora de escolher uma lâmpada para iluminar um ambiente, qual você costuma escolher: opções de luz quente ou luz fria? Apesar de parecer uma coisa extremamente técnica, provavelmente você escolha suas lâmpadas pela tonalidade “mais amarelada” ou “mais branca”, e a diferença entre luz quente e luz fria está diretamente relacionada com isso.

Não é necessário ser um profissional especializado em projeto luminotécnico para entender a diferença entre esses tipos de iluminação, por isso, neste conteúdo vamos te explicar com exemplos, como você pode usar luz quente e luz fria no seu dia a dia.

 

O que é luz quente?

Podemos considerar que uma lâmpada possui luz quente, quando a sua luz possui uma menor quantidade de graus Kelvin, com média de 2.700K.

Trata-se de uma iluminação com um tom amarelado, e é indicada para iluminar ambientes que transmitam conforto, relaxamento e paz.

 

O que é luz fria?

Diferente da luz quente, a luz fria produz uma iluminação branca, quase azulada, e possui uma quantidade de graus Kelvin superior, com média de 6.500K.

Esse tipo de iluminação é mais intensa e clara, e costuma ser usada para iluminar locais como escritórios e cozinha, pois despertam o olhar, graças a claridade que proporcionam.

 

O que é Kelvin

Explicando brevemente, Kelvin, representado pelo símbolo K, é a unidade de temperatura no Sistema Internacional de Unidades (SI), definido como a fração 1/273,16 da temperatura termodinâmica do ponto triplo da água.

Para ficar mais fácil de entender, podemos dizer que quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara é a tonalidade de cor da luz.

 

E qual é a diferença entre luz quente e luz fria?

A principal diferença entre a luz quente e a luz fria é exatamente a temperatura da cor, representada pela quantidade de graus.

  • A luz quente é mais amarelada, por possuir uma temperatura de cor menor.
  • Já a luz quente é mais branca, ou azulada, exatamente por possuir uma temperatura de cor maior.

 

E quando usar luz quente ou luz fria?

A luz fria é ideal para locais que exigem mais foco, atenção e agitação, ou seja: cozinha; escritório; luminária de mesa; banheiros; sala de reunião; espaço de gravação, dentre outros ambientes.

Por outro lado, a luz quente é mais indicada para locais que transmitam conforto e relaxamento, ou seja: quartos, sala, sacada, sala de televisão, sala de jantar, dentre outros locais.

 

Dá para usar luz quente e luz fria no mesmo ambiente?

Se você tiver uma lâmpada instalada no bocal + uma luminária de mesa, ou pontos de luz instalados separadamente, dá para usar luz quente e luz fria no mesmo ambiente. Isso é muito comum em quartos com escritório, onde as pessoas trabalham e também utilizam o ambiente para relaxar.

Porém, queremos te apresentar uma maneira ainda mais fácil de aproveitar os benefícios desses dois tipos de luz: a Controled 3 Tons de Branco.

Com a Controled 3 Tons de Branco você pode contar com três tipos de iluminação no ambiente, sendo elas luz branca, luz neutra e luz amarela/quente. E o melhor é que para utilizar cada um dos tipos de luz, você não precisa trocar a lâmpada do bocal, basta tocar no interruptor e escolher a temperatura de luz desejada para o momento.

Gostou da dica? Compre a sua Controled 3 Tons de Branco agora mesmo, pois inteligente é ser simples!