A luz de chão pode ser um excelente elemento de decoração, mas suas funções vão além disso. Esse é um recurso funcional, capaz de iluminar locais pontuais e trazer segurança ao ambiente que está.
Pensando nisso, nós da Ourolux preparamos esse artigo, para que você entenda mais a necessidade da iluminação de chão. Então, acompanhe a leitura para saber mais.
O que é e para que serve uma luz de chão?
Caso não saiba, a luminária de chão é uma peça de iluminação com uma estrutura que permite que seja instalada sem um móvel de apoio.
Esse tipo de luz pode iluminar um cômodo por completo através de uma iluminação difusa e suave. Também é possível iluminar apenas parte do local, criando uma luz pontual e focada em pontos específicos do ambiente.
Como uma opção funcional e de segurança, o recurso também pode servir como item decorativo, confirmando sua versatilidade.
Como escolher a iluminação para o chão?
A escolha da luz de chão depende de diversos fatores como: a capacidade das lâmpadas, a base e tipo de haste, caso fiquem fixas em algum móvel, por exemplo.
Esses pontos devem ser avaliados com cautela porque definem a qualidade da iluminação. É por isso que você deve considerar:
- o material das lâmpadas, por influenciar em sua durabilidade.
- o tipo de cúpula determina a capacidade de iluminação da peça. Cúpulas flexíveis permitem que a luz seja direcionada a pontos específicos, já o modelo tambor pode dispersar as luzes uniformemente. Você pode apostar também em formas cônicas para luzes mais diretas;
- a base que pode ser fixa ou móvel. A escolha dependerá do objetivo do uso dessa iluminação;
- por fim, a incidência luminosa. É importante verificar se as lâmpadas são compatíveis com o espaço em que serão instaladas.
Depois de pensar nesses pontos, tem mais um detalhe: onde instalar essa iluminação. Continue a leitura para saber mais.
Onde a luz de chão deve ser instalada?
A iluminação de chão pode fazer parte de ambientes distintos, tanto internos, como externos. Esse recurso é algo versátil que permite o uso onde e como você imaginar, desde que as necessidades do cômodo sejam adaptadas.
Dentro de casa, a luz pode fazer parte de quartos, salas, cozinhas e escritórios, cada cômodo com disposições diferentes. Na sala, por exemplo, há uma circulação maior de pessoas, por isso o ideal é que os cantos recebam a iluminação.
Já no caso do quarto, há uma maior variedade de locais onde as lâmpadas podem ser instaladas. Tudo irá depender de qual a finalidade daquela iluminação em relação ao cômodo.
Agora para ambientes externos, como varandas, sacadas e jardins, as luzes devem ser posicionadas em pontos estratégicos. Por exemplo, no jardim, podem iluminar um espaço de transição, visando a orientação de quem vai passar por ali.
Seja qual for o ambiente, você precisará de lâmpadas adequadas e com boa qualidade. Nesse caso, nosso portfólio apresenta diversas soluções que podem ser úteis para a luz de chão da sua casa. Conheça mais sobre nossos produtos clicando aqui.