Graças aos avanços da tecnologia, e a popularização do uso de fontes de energia sustentáveis, já é possível notar uma redução no valor dos sistemas de geração de energia fotovoltaica. No entanto, é muito comum que integradores que atuam nesse setor, utilizem o financiamento de energia solar como um importante aliado de negócios.
Esse tipo de financiamento é o que muitas vezes garante a viabilidade de projetos maiores, auxiliando os profissionais a garantirem os equipamentos necessários para a implantação de boas estruturas de geração fotovoltaica.
Ok, mas como conseguir uma linha de crédito de qualidade, sem juros abusivos, sem retenção de valores pelo distribuidor, e com agilidade na aprovação? É sobre isso que falaremos a seguir, aproveite o conteúdo.
Quem pode realizar um financiamento de energia solar?
Atualmente, qualquer pessoa conectada à rede elétrica está apta a ingressar no segmento de energia solar, conhecido como geração distribuída (GD) no Brasil, tendo a possibilidade de financiar seu sistema por meio de linhas de crédito próprias para energia fotovoltaica.
Além disso, existem financiamentos tanto para pessoas físicas, como para pessoas jurídicas, atendendo as necessidades tanto de quem adquire um sistema GD, como de integradores, que oferecem sua mão de obra e todos os aparatos para a geração de energia solar.
Como funciona o financiamento de energia solar?
O primeiro passo para conseguir um financiamento de energia solar, é realizar um orçamento com profissionais ou empresas especializadas em GD. Isso porque, só são financiados projetos de empresas credenciadas, com registro no Crea, e que utilizem equipamentos fotovoltaicos certificados.
Somente com o orçamento em mãos é possível solicitar um financiamento de energia solar, sendo importante observar que cada instituição bancária define suas próprias condições e tempo de análise de financiamento.
Quais as melhores opções de financiamento de energia solar?
Como destacamos, cada instituição financeira define as suas condições, e cabe ao contratante do financiamento definir qual o melhor financiamento para si.
Além disso, é importante observar que mesmo um financiamento longo pode ser benéfico para o pagamento de um projeto de energia solar, isso porque, se considerarmos que um sistema solar dura em média 25 anos, a redução de gastos com a conta de luz possibilitará o pagamento do financiamento, com tranquilidade.
Ainda assim, devemos considerar que existem opções de financiamento de energia solar que podem ser realizados por meio de:
- Bancos públicos - como a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil;
- FNE Sol - Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste;
- BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento;
- Bancos privados - como o Santander e outros.
A Ourolux Solar permite financiamento de energia solar?
Sim. Trabalhamos com as principais financeiras do mercado, e o nosso diferencial é que o financiamento é pago separadamente, e o dinheiro do projeto vai direto para a conta do solicitante.
Portanto, se você quer financiar o seu projeto solar com facilidade e agilidade, sem retenção de valores, torne-se nosso parceiro, e aproveite as melhores condições de financiamento do mercado solar.
Seja um integrador Ourolux.