O crescimento da energia solar já é uma realidade, principalmente se considerarmos que somente em 2021, o número de consumidores beneficiados pela geração distribuída solar fotovoltaica de energia solar superou 500 mil.

O maior “boom” do nosso setor está relacionado ao uso da energia solar em residências (73,6%), categoria que hoje domina o mercado de GD, mas, não é só o uso residencial que está se aproveitando dessa geração.

Setores de comércio e serviços (16,6%), consumidores rurais (7,0%), indústrias (2,4%), poder público (0,4%), e outras áreas, como serviços públicos (0,03%) e iluminação pública (0,01%), já notaram os benefícios da energia solar, tanto para a economia, como para a sustentabilidade.

Nesse ritmo, o crescimento da energia solar no Brasil tem se tornado cada dia mais expressivo, e para te provar que esse é o investimento do futuro, vamos te apresentar mais alguns dados, que te farão perceber que esse é o melhor momento para investir em energia solar, ou fazer parte desse mercado.

 

Qual é a capacidade de geração baseada em fontes renováveis no país hoje?

Segundo Maurício Salles, membro do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) e professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI - USP), o Brasil tem uma das matrizes de energia mais limpas do mundo, composta pelas seguintes fontes renováveis:

  • Hidrelétricas - 60,9%
  • Eólica - 12,8%
  • Biomassa - 8,5%
  • Solar - 3,4%

Porém, as fontes de energia solar e eólica devem ser as que mais terão um crescimento evidente nos próximos anos.

 

Por que o crescimento da energia solar no Brasil está em evidência?

A energia solar está crescendo praticamente um GW por mês, e, conforme mostra o mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), de janeiro até outubro de 2022, a energia solar aumentou 52,2%, saltando de 13,8 GW para 21,1 GW.

Já existe uma grande expectativa para que a geração de energia solar ultrapasse a capacidade instalada da energia eólica, que atualmente é de 23,2 GW.

 

Mas será que vale a pena investir em energia solar?

Podemos dizer que sim, não restam dúvidas de que a geração de energia solar é um bom negócio, tanto para quem atua nesse setor, como para quem contrata um sistema de geração de energia fotovoltaica.

Isso porque, de acordo com a Absolar, desde 2012 a fonte solar já trouxe mais de R$ 114,2 bilhões em novos investimentos para o Brasil, e gerou mais de 660 mil empregos acumulados, fora os ganhos de sustentabilidade para o país.

Sendo assim, mesmo com a taxação do sol, podemos afirmar que quem investir na geração de energia fotovoltaica estará realizando um investimento de longo prazo.

Conte com a Ourolux Solar, torne-se um Parceiro Integrador, invista em energia solar e cresça como o setor de energia solar cresce no Brasil. Acesse nosso site.