Um dos mercados mais promissores da atualidade e que não para de crescer, além de ser um setor extremamente rentável. Se você já trabalha nesse setor, é interessante entender como aumentar as vendas de energia solar.
Queremos te ajudar a ter melhores resultados nesse mercado, por isso, separamos dicas do que pode fazer para ampliar as vendas. Continue a leitura para conferir todas as estratégias.
Por que ingressar no mercado de energia solar?
De acordo com dados da Absolar, a energia solar representa cerca de 12,6% das fontes brasileiras. Essa opção perde apenas para a fonte hídrica, hoje a principal no país.
Esse é um dado expressivo, mas não é nada comparado aos investimentos em energia solar. A Absolar aponta que até março de 2023, foram arrecadados mais de R$ 133,1 bilhões em investimento e mais de R$ 42 bilhões em tributos.
Isso comprova que é um momento interessante para investir no mercado, pois as chances de retorno são praticamente garantidas.
Caso esses dados não sejam suficientes para te convencer sobre o potencial da energia fotovoltaica, devemos lembrá-lo da procura pelo recurso. No Brasil, os números não param de crescer e neste ano, um total de 1,6 milhões de sistemas foram instalados. Isso representa 79% do autoconsumo residencial, que é um forte interessado nessa fonte de energia.
E mesmo com todo esse potencial, apenas 2,2% das residências brasileiras são beneficiadas com a fonte solar. Ou seja: ainda há muito espaço para crescer nesse setor.
< Leia também: Como se tornar um integrador solar e ingressar em um mercado promissor? />
Dicas de como aumentar as vendas de energia solar
Mesmo com espaço de sobra para crescer, sem foco e estratégia é difícil chegar a algum lugar. Empresas integradoras precisam ter um planejamento focado em como aumentar as vendas de energia solar para terem resultados interessantes.
A seguir, você confere algumas das estratégias que pode aplicar no seu negócio para melhorar os resultados. Acompanhe:
Personalize a proposta de venda
Vivemos em um momento que o consumidor deseja se sentir único e atendido com total atenção. Por esse fator, é interessante apresentar propostas personalizadas na hora da venda, focando em atender as demandas do consumidor individualmente.
Ao fazer isso, você aumenta as chances de conversão, mostrando que entende sobre o setor e do que o consumidor precisa. Também é uma forma de estabelecer preços razoáveis e condizentes ao que o mercado trabalha.
Tenha flexibilidade para o pagamento
Um dos fatores de como aumentar as vendas de energia solar são as formas de pagamento oferecidas pelo integrador. Os sistemas solares são um investimento alto e o consumidor pode precisar de maior flexibilidade para pagar pelo projeto.
Embora seja um investimento com uma série de benefícios, o valor dos módulos pode ser uma objeção apresentada pelo cliente. Sendo assim, pense em possibilidades como:
- linhas de financiamento;
- parcerias com bancos;
- prazos e parcelas que não sufocam o cliente.
Ao fazer isso, você abre mais possibilidades para negociação e pagamento, tornando o investimento algo tangível.
Foco no atendimento ao cliente
Além da personalização, a experiência do cliente também está cada dia mais priorizada pelo público. O ponto chave de como aumentar as vendas de energia solar está, justamente, no atendimento que você presta.
Ofereça um atendimento excepcional do primeiro contato ao pós-vendas, para que o cliente se sinta abraçado por você e sua equipe.
Além da flexibilização do pagamento e propostas personalizadas, é interessante pensar em ações posteriores à compra. Por isso, não exclua a possibilidade de ter um plano de suporte e garantia incluído ao projeto.
Ofereça os melhores materiais
Como mencionado, os painéis apresentam um alto custo para o consumidor e isso pode se tornar uma quebra de objeção. No entanto, o público precisa encarar o sistema como um investimento e não um custo.
Desta forma, você deve oferecer um produto que traduz esse aspecto. Então, os sistemas precisam ter alta performance e qualidade, para que possam entregar todos os benefícios que representam ao consumidor final.
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